Segundo Daniel Goleman, considerado um dos fundadores do conceito, a ‘Inteligência Emocional’ não é mais do que: “a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e dos outros para conseguirmos gerir bem as emoções”.
No sábado 26 de novembro, a MOBE, estabelecimento de cabeleireiro, estética e bem-estar em Arcos de Valdevez foi o palco para uma palestra que tinha como tema principal a ‘Inteligência Emocional com Coaching’, lecionado pela Auzenda Moreira, enfermeira de profissão, doutorada em inteligência e emocional e coach certificada.
Numa palestra magistral todos os assistentes conseguiram ‘dar os primeiros passos’ num mundo que tem tanto de interessante como de complexo. Conseguir aprofundar no mais íntimo dos nossos sentimentos e reconhecê-los para modificar as nossas atitudes pode ser uma tarefa que demore anos a executar.
Auzenda Moreira, mestre neste tema e coach, ofereceu aos participantes ferramentas que os possibilitam para conhecer e reconhecer as suas emoções, proporcionado desta forma, um alívio nas tensões do dia-a-dia. Quanto mais nos conhecermos a nós próprios, melhores resultados iremos obter porque a procrastinação e a falta de amor pelo que fazemos irão, pouco a pouco, desvanecendo.
O tema da inteligência emocional e tudo aquilo ao qual ele está ligado, faz-nos perceber a imensidão que, como humanos, temos. Como seres sociais devemos aprender a conviver mas acima de tudo, a treinar a nossa mente e a nossa voz interna. Aquela que muitas vezes, comanda a nossa vida.
Cada diz precisamos ser a melhor versão de nós, por isso, e a modo de resumo da maravilhosa palestra, lembre-se disto:
- Celebre, sempre, as pequenas coisas que lhe sucedem no seu dia-a-dia
- Nunca mude os seus objetivos. Se o deseja, vá! Trabalhe, planeie, faça acontecer!
- E sempre, em qualquer situação, seja Grato por aquilo tem.