Mercado de Natal, exposições, momentos musicais, dança, espetáculos de teatro, sessões de cinema, desporto, animação de rua, entre muitas outras ações, vão preencher a agenda de Melgaço para esta quadra natalícia, que arrancou a 3 de dezembro e se prolonga até 12 de janeiro. Um dos grandes momentos da programação acontece a 7 de dezembro, com a inauguração da iluminação de Natal, pelas 18h, no Largo Hermenegildo Solheiro.
O programa de animação arrancou no dia 3 de dezembro, com a exposição coletiva “Circol’artes V”, acompanhada de um momento musical com os “Manhattan”. A mostra estará em exibição para toda a comunidade até 12 de janeiro, na Casa da Cultura.
A Magia do Cinema também será um momento especial para miúdos e graúdos. Dia 10 de dezembro, na Casa da Cultura, serão exibidos dois filmes: às 10h30 será apresentado o filme da Disney “Estranho Mundo”, indicado para crianças maiores de 6 anos; e às 21h30 estará em exibição o filme da Marvel, a “Pantera Negra- Wakanda para Sempre”, para maiores de 12 anos.
Como é tradição, e não fosse Melgaço o destino de natureza mais radical de Portugal, o Pai Natal volta a fazer rafting. No dia 17 de dezembro, pelas 11h, desce o Rio Minho para trazer a magia desta época e alegrar o coração de todos. “Nicolau” vai, uma vez mais, mostrar o quão divertido é fazer rafting.
E a animação continua no dia 23: o Pai Natal & Companhia saem às ruas da vila para alegrar e aquecer o coração de todos, numa época especial rodeada de amor, paz e alegria.
“Natal Ecológico” volta, também, a ser uma das apostas da autarquia para esta quadra. Um projeto que visa enfeitar a vila melgacense com materiais reutilizados, como latas, garrafas, caixas, entre outros, e cujos projetos ficarão em exposição pelas ruas da vila, de 17 de dezembro a 5 de janeiro.
E, este ano, a autarquia desafia também os comerciantes a decorarem as suas montras, de forma a tornarem a vila ainda mais encantadora, através de decorações belas e criativas, criando um verdadeiro cenário natalício. Esta ação acontece no âmbito do desafio “Mostra-me a tua montra”, sendo atribuídos prémios a todos os participantes.