Já são conhecidos os projetos que vão ser implementados no âmbito do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) em 2023: “Jogos Eurocidade” e “Música Nova” foram os projetos mais votados pelos jovens da Eurocidade Cerveira- Tomiño e serão financiados pelas Câmaras num valor conjunto de 20.000€.
O processo participativo da Agenda para a Juventude, que integra o projeto “0780_AMIZADE_1_P”, cofinanciado em 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP de cooperação transfronteiriça, através de fundos FEDER da União Europeia, contou com a participação de cerca de 880 jovens de Cerveira e de Tomiño.
No topo da seleção esteve o projeto “Jogos Eurocidade” que arrecadou 57% dos votos e que permitirá, em 2023, dinamizar diversas atividades desportivas baseadas em jogos tradicionais e/ou provas típicas dos jogos sem fronteira UE, adaptadas aos recursos e desportos mais atuais, como o paintball, slide, insufláveis, entre outros. O segundo projeto mais votado foi o projeto “Música Nova”, que contabilizou 22% dos votos e que será também implementado em 2023, permitindo a realização de workshops de educação para os valores através da música, ensaios de grupos musicais improvisados, miniconcertos e atuações de rua. A votação estiveram, ainda, os projetos “Youth4Clima” e “Eurocidade pelo clima”, tendo contabilizado 12% e 9%, respetivamente.
Recorde-se que os projetos elegíveis foram selecionados após dois encontros, realizados entre abril e junho, com o objetivo de integrar a juventude no processo de atualização da Agenda Estratégica da Eurocidade Cerveira-Tomiño 2030. Durante as sessões, que decorreram em Vila Nova de Cerveira e Tomiño, foram realizadas algumas dinâmicas de grupo que possibilitaram uma aproximação entre os jovens dos dois concelhos, permitindo a partilha e o reconhecimento de interesses e ideias comuns e a priorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).A votação, dirigida aos jovens entre os 12 e os 25 anos, a residir ou a estudar em Vila Nova de Cerveira ou Tomiño, decorreu entre 9 e 13 de dezembro, presencialmente na Escola Básica e Secundaria de Vila Nova de Cerveira, na ETAP de Cerveira e no IES Antón Alonso Ríos de Tomiño e online no site www.participacerveiratomino.eu. De salientar a elevada participação dos alunos (70%) nos centros escolares, fruto também do grande envolvimento dos professores na organização da votação.