Foi um início de ano complicado para o Alto Minho e esta segunda-feira, dia 2 de janeiro, o Governo socialista fez-se representar pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, numa visita aos concelhos mais afetados pelo mau tempo.
Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha foram os visados e, por entre tantas derrocadas, estradas danificadas, estragos em habitações e instituições e até a queda parcial da Fortaleza de Valença ouviram-se os pedidos de apoio ao Governo.
Para o presidente da Comissão Política Distrital do PSD, Olegário Gonçalves, estes pedidos devem ser ouvidos com urgência e cabe ao Governo de António Costa encontrar soluções financeiras para que os municípios recebam o apoio necessário para fazer face aos estragos provocados pelo mau tempo.
Segundo o que a ministra informou dentro de cerca de 30 dias deverá estar concluído o relatório dos prejuízos causados pelo mau tempo e o PSD do Alto Minho espera que depois de avaliados os estragos o Governo responda à altura do desafio, uma vez que, por exemplo, a Fortaleza de Valença é monumento nacional e, embora tenha que ser a autarquia a intervir diretamente na recuperação, trata-se de um valor avultado para uma Câmara Municipal suportar, para conseguir reconstruir toda a área afetada pela derrocada.
No Alto Minho registaram-se ocorrências em todos os concelhos e, embora com índices de gravidade diferentes, todos os concelhos que reportem estes estragos provocados pelo mau tempo deveriam ser abrangidos por uma linha de apoio do Governo.