João Santos, quem é natural de Ponte da Barca, e residente em Arcos de Valdevez, encontra no saxofone um dos seus grandes amores. Num passado recente foi concorrente do programa Got Talent Portugal, tendo ficado em segundo lugar e agora, depois de uma longa caminhada, poder ter em mãos o seu primeiro trabalho discográfico, que leva por nome ‘Acreditar’, é um dos seus sonhos concretizados.
‘Acreditar’, é um bom nome para qualquer projeto, ainda mais quando é sob este verbo que baseamos o nosso trabalho e tecemos o caminho para as nossas metas. O João, melhor conhecido pelo seu nome artístico, Sonus Sax, lançou, desta maneira, o seu primeiro cd, constituído por seis músicas onde apresenta um trabalho cheio de versatilidade musical.
O Arcos em Destaque esteve à conversa com o saxofonista a propósito deste primeiro trabalho que foi lançado, oficialmente, no passado dia 14 de fevereiro.
Quisemos entender qual foi o motivo para escolher a palavra ‘Acreditar’ para título deste primeiro álbum e a resposta surgiu, natural “acreditar tem muito a ver com as coisas que tenho conseguido na música, e na vida também. Como todos, já tive momentos menos bons, nos quais o mais fácil, teria sido desistir. Mas a música ajudou-me a superar cada um desses obstáculos, a superar-me, e continua a fazê-lo. A música ajuda-me a acreditar!”
Ainda quando no cd não se encontram músicas da sua autoria “cada música tem a minha identidade, isto é, não copiei por ninguém. Cada uma delas tem a minha interpretação e toque pessoal”, confessa João, ao tempo que nos conta como foi o processo criativo do álbum:
“O que foi projetado inicialmente seria um processo fácil, uma vez que aquilo que pretendia era gravar uma ou duas músicas com melhor qualidade para adaptar depois aos vídeos de divulgação do meu trabalho nas redes sociais. No entanto, após estar no processo de escolha e preparação dos dois temas, surgiu a ideia de fazer mais (criar um álbum ) e ter um objeto físico e digital onde pudesse apresentar a versatilidade de géneros musicais. Uma música para cada estilo. Digamos que é um CD promocional. No entanto, após começar a gravar, me envolvi de tal forma que aquela ideia inicial básica tornou-se uma coisa séria e pormenorizada onde foram gastas bastantes horas de gravações e edição”.
E, agora, o que sente quando olha para a capa deste primeiro álbum?
Refere que neste processo houve pessoas e ajudas fulcrais: “não posso deixar de referir o João Dantas da DeDe Música que se disponibilizou prontamente para ajudar na gravação e edição das músicas e que muitas vezes fomos para o estúdio de noite, uma vez que eu não tinha disponibilidade durante o dia. Essa flexibilidade ajudou muito! Além do grande profissional que é e que fez um trabalho magnifico com as músicas. Agradecer também ao Pedro Cerqueira – quando eu andava a pedir orçamentos em gravadoras para fazer as cópias em massa dos CD´S, ele disponibilizou prontamente o “gravador de cd’s” dele sem pedir nada em troca. Isso para mim não tem preço! E por último, mas não menos importante: agradecer à minha família que me apoiam sempre a ir atrás dos meus sonhos apesar de muitas vezes, serem eles os ‘sacrificados’ para que eu consiga ter algum tempo para ‘fazer acontecer’ Obrigada de coração a todos aqueles que seguem o meu trabalho.”
João Santos (Sonus Sax) confessa que não quer parar por aqui e que este primeiro álbum foi só o preâmbulo, tendo muitas mais metas e sonhos que concretizar na música “tenho a ideia de um dia lançar alguns originais que estão “esboçados” há algum tempo e essa é a minha ideia futura.”
Para todas aquelas pessoas que desejem adquirir o cd poderão entrar em contacto com o João através das suas redes sociais e deixar mensagem privada, ou então, via telemóvel
Instagram e Facebook – @joaosantossonussax
TLM – 911042826