Connect with us

Outros concelhos

Ponte da Barca debate tema dos incêndios florestais

em

A Casa da Cultura de Ponte da Barca encontra-se a receber, desde ontem, um seminário e workshop sobre incêndios florestais, uma das problemáticas que mais afligem a região, e conta com a participação de diversos investigadores, incluindo representantes da Universidade do Minho, da Universidade de Aveiro e outras entidades relevantes.

Anúncio

O Presidente da Câmara, Augusto Marinho, na sessão de abertura, referiu “a importância de recebermos esta iniciativa em Ponte da Barca, um concelho que tem mais de metade do seu território inserido na área protegida do Parque Nacional da Peneda-Gerês”.

os incêndios florestais representam uma ameaça constante para este tesouro natural, e é nossa obrigação fortalecer o compromisso com a proteção da nossa floresta e a promoção da consciencialização ambiental”, concluiu.

O autarca lembrou, ainda, que “esta é uma oportunidade para discutir estratégias eficazes de prevenção e combate a incêndios florestais e na proteção do nosso património natural”.

Um momento de ballet, a cargo de uma aluna da Escola de Ballet da Câmara Municipal de Ponte da Barca, abrilhantou a abertura dos trabalhos que vão decorrer até sexta-feira.

Trata-se de uma iniciativa da Universidade do Minho, em parceria com o Município de Ponte da Barca.

Anúncio






Continuar a Ler
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros concelhos

PJ realizou buscas na Câmara Municipal de Ponte da Barca

em

A Câmara Municipal de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, foi esta quinta-feira alvo de buscas pela Polícia Judiciária (PJ), confirmou o presidente da autarquia, Augusto Marinho.

A operação foi conduzida pela Unidade da PJ de Braga, que realizou diligências no departamento de contratação pública da autarquia.

De acordo com a informação disponível, as buscas visaram a investigação de procedimentos relacionados com o recrutamento de recursos humanos.

Até ao momento, não foram avançados mais detalhes sobre o processo em curso.

Continuar a Ler

Outros concelhos

Ponte da Barca: PS já tem candidato às autárquicas 2025. Saiba quem é!

em

A candidatura foi recentemente aprovada na reunião do secretariado do PS, e é um nome muito conhecido na política barquense. Uma candidatura que, ao que tudo indica, será apresentada em público, no tradicional Jantar de Reis do PS, em janeiro de 2025.

Desta forma, António Vassalo Abreu, depois de ter estado ao leme dos destinos de Ponte da Barca durante doze anos, volta com a sua candidatura, após -quase- oito anos de Executivo Social Democrata com o Augusto Marinho à cabeça.

“isto é só a melhor notícia em muito tempo! Algo assim como uma prenda de natal antecipada. Há muito que esperávamos que o sr. Vassalo voltasse. É a vontade de muitos de nós, barquenses, que temos um enorme carinho por ele e uma profunda gratidão pelo presidente que foi para a nossa querida terra”, garantiu um dos militantes do PS e confesso apoiante de Vassalo Abreu.

Foto: Facebook António Vassalo Abreu

De lembrar que, nas últimas eleições autárquicas o PSD de Augusto Marinho ganhou, ao então candidato, Pedro Sousa Lobo, por uma diferença de quase 160 votos.

Anúncio

Continuar a Ler

Cultura

Escultora Iris Loba, em colaboração com o artista arcuense Mutes apresenta a sua ‘Meta•morfo•sis’

em

No dia 8 de novembro, às 21h30, os Paços do Concelho de Ponte da Barca abrem as portas para a inauguração de Meta•morfo•sis, uma inspiradora exposição de escultura assinada por Iris Loba. A sessão será marcada pela performance Pré●form, um momento intimista e autobiográfico que contará com a participação de Mutes, o pintor; Mikhail Arutyunyan, o músico; e a sonoplastia poética a cargo da própria artista, Iris Loba.

Com o título evocativo “Antes do Ser ~ Já era”, Pré●form proporcionará uma imersão na narrativa pessoal da artista, explorando as raízes e inspirações por detrás da sua obra. Iris Loba recorre a elementos audiovisuais e a uma interação simbólica com o espaço e o público, enquanto o músico Mikhail Arutyunyan e o pintor Mutes enriquecem a experiência, oferecendo uma perspetiva mais profunda da criação artística.

A exposição Meta•morfo•sis apresenta esculturas em gesso e peças de joalharia tradicional reinterpretadas em grande escala, utilizando a técnica da Filigrana de Corda. Inspirada pela palavra grega metamórfosis – que significa mudança, transformação ou transmutação –, a obra de Iris Loba reflete o seu percurso de contínua evolução artística, onde cada peça é um testemunho da sua exploração pessoal e da sua capacidade de reimaginar formas e materiais.

A mostra, de acesso gratuito e que estará patente até ao dia 30 de novembro, convida o público a uma experiência sensorial e reflexiva, com uma abordagem estética que dialoga com a tradição e a contemporaneidade.

Anúncio

Continuar a Ler

Recentes Concelho