O edifício Espaço Valdevez foi inaugurado na segunda-feira, dia 10 de julho, véspera do dia do concelho e nele, podemos encontrar oito mil anos de história condensados num edifício que, ainda quando é pequeno em tamanho, contém, no seu interior, a grandiosidade da história e achados arqueológicos de grande relevância para a idiosincrasia arcuense.
Na inauguração de espaço esteve presente António Carvalho, diretor do Museu Nacional de Arqueologia quem congratulou a iniciativa reafirmando que “vou-me permitir recuar no tempo, aquando a recuperação do Paço de Giela, que para o Museu Nacional de Arqueologia foi uma honra, ter estado associado aquele momento. Receber, oito anos depois, um convite para me associar a este momento foi altamente comovente”.
O Espaço Valdevez é o oitavo equipamento cultural inaugurado no concelho. Foi criado em homenagem ao Dr. Félix Alves Pereira, um ilustre arcuense que enveredou pelo ramo da arqueologia tendo sido brilhante na sua carreira e reconhecido a nível nacional e internacional pelos suas investigações arqueológicas.
Este edifício, situado bem no centro histórico da vila, é uma viagem pelo passado de Arcos de Valdevez e, tal e qual como acontece nas escavações arqueológicas, vamos encontrado, ao descer, o tempo mais antigo e os descobrimentos mais milenares. Para o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves
Este edifício foi recuperado pela Câmara Municipal e o projeto foi concretizado pelo arquiteto Carlos Alberto Machado.