Connect with us

Couto

No Couto a ‘Arte de Bordar’ veio para ficar!

em

No sábado 08 de julho, a freguesia do Couto recebeu uma oficina intitulada ‘A arte de bordar’, e a mesma terminou tal como era esperado, com o sentido de missão cumprida e com o desejo de dar continuidade aos diversos modos de bordar, com técnicas novas ou com outros formatos.

Nesta oficina as participantes “sentiram em casa, cumprindo, com alto desempenho as tarefas que lhes foram confiadas. Apesar de ser uma oficina de iniciação, a exigência era elevada, mas o profissionalismo e sentido de interajuda falaram mais alto, basta ver o resultado”, pode ler-se na nota de imprensa enviada pela junta de freguesia.

Para os membros da junta de freguesia do Couto “continuar, diversificar e praticar criativamente a arte de bordar ou qualquer outra arte, constituirá um desafio que decerto será recebido com alegria e sentido de missão pelos coutenses”

queremos deixar o nosso profundo agradecimentos à Alvarina Esteves, quem conseguiu transmitir o seu talento e dedicação ao grupo de participantes. Para todas as que participaram, um voto de reconhecimento pelo trabalho realizado, à sua dedicação e sentido de camaradagem”.

junta de freguesia do couto

De igual forma “expressamos um agradecimento às participantes mais jovens, as quais abraçaram esta iniciativa com muito entusiasmo, permitindo que sejam abertas as portas para a transmissão do conhecimento para os mais novos, e, quiçá, permitir que as tradições sejam perpetuadas no tempo. E, por último,queremos fazer uma menção especial à autora das fotos – Elisabeth Lage, pela excelência da captura deste momento”.

Anúncio







Continuar a Ler
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Couto

“Vez do Fado”, encerra o evento com chave de ouro  

em

Encerramos o Programa “Couto em Festa” com a atuação do Grupo Vez do Fado. A participação do público foi marcada, tal como o esperado, por uma grande empatia e foi decerto um momento único partilhado por todos os que estiveram presentes. 

Através deste espetáculo, foi possível percorrer a história do fado através dos seus grandes êxitos, onde a guitarra portuguesa e os artistas que interpretaram as canções conduziram uma viagem a um tempo de nostalgia e de emoções, sendo certo que todos os espectadores renderam-se ao belíssimo momento que o Grupo Vez do Fado proporcionou. 

O público foi também presenteado com as vozes promissoras das jovens coutenses, Margarida Esteves, Maria Cunha e pela Madalena, as quais provaram inequivocamente que o Fado é também abraçado pelos mais jovens, sendo por isso um testemunho vivo de que o Fado é o Património da Humanidade e como tal, será sempre perpetuado de geração em geração. 

Anúncio




Continuar a Ler

Couto

Cinema para todos na freguesia do Couto

em

Na sexta-feira, dia 14 de julho, a Junta de Freguesia do Couto deu lugar à exibição do filme “Marias da Sé”, do realizador Filipe Martins. Este é um evento que se inscreve no projeto “Cultura em Movimento” do Cineclube de Arcos de Valdevez, com o apoio do município, sendo o coutense Norberto Valente, vice-presidente do Cineclube.

Neste evento, Norberto Valente, destacou a importância da descentralização cultural, afirmando

o nosso objetivo é espalhar cada vez mais o cinema e levá-lo a todas as freguesias do nosso concelho. Nem todos têm possibilidade de assistir a filmes e pretendemos chegar precisamente a essas pessoas, contribuindo para a disseminação da cultura cinematográfica, descentralizando-a do centro da vila de Arcos de Valdevez.”

Norberto valente. Vie-presidente Cineclube de arcos de valdevez

Do mesmo modo, Luís Manuel Esteves, Presidente da Junta de Freguesia do Couto afirma que “é uma iniciativa de suma importância, para que, numa lógica da necessária descentralização da cultura, as freguesias se sintam cada vez mais próximas não só dos principais centros de decisão, como também dos seus fregueses, sendo a cultura um dos principais veículos para o estreitamento dos laços de proximidade”.

Esta sessão integra o Roteiro de Verão “Couto, Terra e Gente”, que tem como propósito valorizar o património local e oferecer atividades culturais diversificadas para todos os coutenses.

Anúncio






Continuar a Ler

Couto

Margens do Rio Ázere limpas pelos ‘Amigos do Rio’

em

Mais uma vez, os “Amigos do Rio” juntaram-se e deram o seu máximo empenho para que a limpeza das margens do Rio fosse realizada.

Esta iniciativa de periodicidade anual, é organizada pelos membros fundadores dos ‘Amigos do Rio’: Maria Manuela Silva, Arsénio Silva, Maria José Silva e Júlio Canário Esteves.

Tal como o nome indica, a missão deste grupo é preservar e embelezar as margens do Rio, sensibilizando ao mesmo tempo a importância para a manutenção da sua biodiversidade.

Foi assim que no dia 25 de junho vários elementos da freguesia do Couto, muniram-se de boa vontade e reuniram as forças necessárias para, juntamente como os “Amigos do Rio”, levar a cabo uma intervenção de limpeza da vegetação, para assegurar as condições mínimas de fruição deste espaço paisagístico, tão acarinhado por todos aqueles que dele tiram proveito.

A iniciativa contou com o apoio pronto e incondicional das Juntas Freguesias Couto, Ázere, S. Paio e Giela, através da mobilização das ações de suporte necessárias para que a iniciativa decorresse da melhor forma possível.

Neste sentido, a Junta de Freguesia do Couto agradece, deixando a sua homenagem para quem prescindiu do seu tempo de descanso em benefício de uma causa maior, que é a valorização de um dos recursos endógenos mais marcantes da freguesia do Couto.

Anúncio










Continuar a Ler

Recentes Concelho

Exit mobile version