Com o culminar do período de férias, é necessário voltar a organizar as rotinas familiares e saber gerir o calendário ao qual nos vamos enfrentar neste novo ano letivo. Fique agora a conhecer as datas e todo o calendário para o novo ano escolar 2023/2024.
A arranque da escola está marcado entre o dia 12 e 15 de setembro. Culminando o primeiro período no dia 15 de dezembro para as férias de Natal que vão até ao dia 03 de janeiro de 2024. O segundo período estende-se desde o dia 03 de janeiro até 22 de março.
O início do terceiro, e último período, fica fixado entre o dia 08 de abril e culmina em datas diferentes consoante o ano escolar dos alunos
- 4 de junho de 2024 para os alunos dos 9.º ano, 11.º e 12.º anos de escolaridade;
- 14 de junho de 2024 – para os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade;
- 28 de junho de 2024 – para aqueles que frequentam a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico.
Tome nota dos feriados que haverá ao longo do ano letivo
- 5 de outubro: Dia da Implantação da República
- 1 de novembro: Dia de Todos os Santos
- 25 de abril: Dia da Liberdade
- 1 de maio: Dia do Trabalhador
- 30 de maio: Dia do Corpo de Deus
- 10 de junho: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
E as greves dos professores e funcionários escolares?
Esta é a pregunta que mais fazem os pais e encarregados de educação. E tudo aponta para que este ano letivo também seja difícil. Na ausência de respostas pelo Governo, as organizações sindicais preparam uma primeira greve de professores para 6 de outubro em todo país. A data é simbólica uma vez que visa assinalar o Dia do Professor, celebrado no dia anterior.
Quanto aos restantes meses do calendário escolar não existem ainda novidades, mas é provável que as greves e contestações dos professores sejam comuns uma vez que a Federação Nacional de Professores (Fenprof) tem previstas uma série de iniciativas de contestação.
1 comentário
Bom dia por acaso não estão a precisar de uma educadora bem haja