Mais Recentes

A portaria que assim o distingue foi assinada no passado dia 06 de outubro, pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro, e divulgada no dia de hoje, 17 de outubro, em Diário da República.

Desta forma, a Ponte de Cabreiro, situada nos lugares de Sobreira e Igreja, passa a ser classificada como monumento de interesse público. Recorde-se que a proposta de classificação da ponte de Cabreiro, em Arcos de Valdevez, foi formalizada pela câmara municipal local, em fevereiro de 2021, e o procedimento iniciado, em maio, desse ano, e só agora, em outubro de 2023 é que chega a esperada clasificação.

Como se pode constatar no site da Câmara de Arcos de Valdevez, a construção da ponte terá sido iniciada na segunda metade do século XV.

Trata-se de “um dos exemplares mais característicos deste tipo de arquitetura civil da Idade Média e Moderna existente em todo o concelho”.

Para João Carlos Barbosa, presidente da junta de freguesia:

esta ponte tem um significado muito importante para todos os Cabreirenses. Desde a nossa infância crescemos a saber que era uma Ponte com muita história e significado. E daí, o nosso interesse em avançar com a candidatura a qual foi aceite e agora,ter sido publicado o oficio no Diário da República, é um enorme orgulho para nós.”

joão carlos barbosa, presidente junta de freguesia de cabreiro

Esta ponte faz parte, há muitos anos, do Caminho Ribeiro Minhoto, de todos os peregrinos que fazem caminhada até Santiago de Compostela. Assim, e com a recente classificação da Ponte de Cabreiro como imóvel de interesse público, seguir-se-ão, outras diligências que permitam uma possível candidatura a Património de Interesse Nacional e ali sim, concorrer a verbas estaduais que permitam a reconstrução, e melhoramento das estruturas para transformá-la numa visita obrigatória por parte dos turistas estrangeiros, e nacionais também.

Anúncio

Share.

Diretora Arcos em Destaque

Leave A Reply