Gostava de fazer uma “viagem” por uma determinada época por todo o Alto Minho ou uma “viagem” pelos vários períodos históricos e pelas marcas que deixaram neste território?
Com o projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, sob a chancela da CIM Alto Minho, consegue fazê-lo.
Integrando os principais bens patrimoniais da região, muitos dos quais classificados como Monumento Nacional, foram criadas dez rotas culturais. Estas rotas encontram-se organizadas cronologicamente, percorrendo os diferentes períodos da história até aos dias de hoje, nomeadamente desde a Pré-história, com a arte rupestre e megalítica, passando pela Idade Antiga com a cultura castreja e a romanização, pela Idade Média com o românico ou pela Idade Moderna com o barroco, até dimensões mais recentes como a época Contemporânea, sem esquecer aquela que é a visão de futuro para este território.
Mais do que simples rotas turísticas, são o testemunho de uma identidade e de um legado cultural do passado, que nos transporta para uma “viagem no tempo”.
Como ponto de partida foi definida uma Estação do Tempo para cada concelho do Alto Minho, que se constitui como um “portal” ou porta de acesso a uma determinada rota e que apresenta um conjunto de atrações e experiências interativas alusivas a essa rota e a serem visitadas em todo o território.
Pretende-se, assim, que cada “viagem” conte uma história e que os visitantes sejam movidos pelo imaginário da descoberta de valores patrimoniais, de regresso ao passado, ao natural e autêntico; e rumo ao futuro; ou mesmo pelo interesse por novas formas de cultura e conhecimento, proporcionar uma vivência/ experiência única e relevante.
Fique a conhecer o vídeo da porta de acesso para Arcos de Valdevez e deixe-se levar nesta maravilhosa viagem