O C.R. Arcos de Valdevez recebeu no passado dia 2 de dezembro o Braga Râguebi, e averbou uma vitória por 27-15, que lhe garantiu matematicamente o apuramento para a fase final como consequência da sua trajetória invicta ao longo de quatro jornadas.
Apesar do desfecho favorável, o jogo não começou da melhor maneira para os arcuenses. Mau grado o claro domínio territorial e em posse de bola, os da casa não conseguiram materializar a pressão ofensiva com pontos. Pelo contrário, o Braga Râguebi é que começou por converter uma penalidade aos 12 minutos (0-3) e, aproveitando a expulsão temporária de um jogador da casa, conseguiu marcar um ensaio na última jogada da primeira parte, fixando em 0-8 o resultado ao intervalo.
Na segunda parte, a equipa arcuense entrou revigorada. Manteve a pressão ofensiva em termos territoriais e de posse de bola, e conseguiu uma maior eficácia nas suas ações. Deste modo, conseguiu marcar com naturalidade quatro ensaios consecutivos, chegando aos 27-8. Faltavam então pouco menos de dez minutos para o final do jogo, e a marcação dos quatro ensaios conferia um ponto de bónus, acrescentado aos da vitória, aos arcuenses. No entanto, e mais uma vez no último minuto de jogo, uma jogada individual fez o Braga conseguir o seu segundo ensaio e deitar por terra a bonificação aos da casa.
Em termos gerais, o C.R. Arcos de Valdevez foi um justo vencedor ao assinalar a sua quarta vitória em quatro jogos, tendo já o apuramento garantido. O campeonato reiniciará apenas em meados de janeiro, com o calendário a ser ocupado com jogos da Taça de Portugal.