Mais Recentes

Como seres humanos pensantes que somos temos a capacidade de filtrar aquilo que realmente é bom para nós e o que nos acrescenta a nível físico e emocional. Nesse sentido, é imperativo que nesta época de reflexão aperfeiçoemos pelo menos 3 dos nossos cinco sentidos.

Olhando para a beleza do que foi confecionado, imaginando o tempo que lhe foi dedicado na sua elaboração. Cheirando! Sabia que o olfato é um dos sentidos que para além de estimular o apetite nos leva a memorias? E o paladar? Outro sentido maravilhoso, no qual conseguimos perceber o sabor dos alimentos criando diversas emoções. Por isso, a comida é também, sinónimo de prazer, família, espiritualidade.

Nesta época em que se festeja o nascimento do Menino Jesus. Tempo de jubileu e de alegria onde é costume celebrar com banquetes onde reina a boa gastronomia e a doçaria conventual em que as calorias não se contam!

E será que não devem ser contadas?! Nos tempos dos nossos bisavós, avós e mesmo quando os nossos pais eram crianças, não tinha importância as calorias que um leite creme, uma aletria ou mesmo 2 rabanadas tivessem, muito pelo contrario, eram benéficas pois ajudavam a aquecer. Porém, atualmente, metade da população adulta portuguesa está com excesso de peso e um quarto com obesidade! Parece-lhe exagerado?! Então, olhe para o espelho, para o vizinho e reflita…

Iguarias doces, quem não gosta?! Mas, sabe dosear?

Depois da reflexão o que podemos fazer?  Existem varias aplicações próprias para telemóvel que nos indicam quantas quilocalorias devemos ingerir por dia, tendo em conta a idade, sexo, o peso e atividade física, são exemplos: TDEE/ gasto energético NAC. Depois de já ter as suas necessidades energéticas diárias preenchidas, e para que continue a refletir, segue uma lista das calorias que contém algumas das iguarias desta quadra festiva (por cada 100 gramas):

  • Rabanadas – 293 kcal
  • Aletria – 251 Kcal
  • Leite creme – 162 Kcal
  • Sonhos 370 – Kcal
  • Bolo Rei – 390 a 570 kcal

Se estas ‘100 gramas’ não forem a seco e adicionar uma bebida com álcool (por cada 100 mililitros) o vinho do porto, por exemplo, aporta  162 kcal, outros licores 344 kcal, já para o gin, whisky e rum são por volta de 222 Kcal.”

Sónia Dantas. Medica Nutricionista

Então, recapitulemos. Se o consumo recomendado for de 2000kcal por dia e consumirmos uma fatia de Bolo Rei, mais uma taça de leite creme e esta for regada com um copo de gin teremos 800 kcal só  nestes três fornecedores de energia. O que quer dizer que só poderemos consumir mais 1200 Kcal para o resto do dia. Conseguirá conter-se?

Nesta quadra onde valorizamos o convívio com a família e amigos, as memorias, mas também a nossa saúde e consumamos com moderação! Se no dia de festa acumularmos mais 1000 kcal do que necessitamos, concentremo-nos em desfazer o acumulado nos dias seguintes, consumindo muita água, infusões, sopas à base de hortaliças, como acompanhamento ou prato principal, sendo estes alimentos os reis nos dias posteriores às festas natalícias e não descurando a atividade física: uma caminhada pela Ecovia, uma visita ao Paço de Giela subindo a rampa a pé, jogar as escondidas com a família nos espigueiros de Soajo e tantas outras atividades que nos podem trazer memorias e criar sensações de prazer e felicidade.

Pela sua saúde, nesta época natalícia, reflita!

Share.

Nutricionista Licenciada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

1 comentário

Deixe um comentário