São 10 anos de existência ao serviço da música, da cultura e do enriquecimento pessoal de centenas de crianças e jovens. E para assinalar tão distinta data, o CMDAV lançou uma programação com vários momentos, concertos e iniciativas ao longo do ano.
Reconhecidos nomes da música portuguesa como Luís Represas, Tim (vocalista dos Xutos e Pontapés) e o Maestro Vitorino de Almeida, são alguns dos convidados que vão fazer parte dos vários momentos de celebração organizados pelo Conservatório.
Em 10 anos de existência o Conservatório teve um crescimento exponencial, passando a ter uma oferta de ensino artístico no concelho. Atualmente conta com 224 alunos e desses, 91, estão em regime de ensino articulado com o Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez.
Para Nuno Brito “as artess e a cultura em territórios do interior são fundamentais para aproximar as crianças e jovens destes setores e dar-lhes a oportunidade de nas suas terras terem acesso, por exemplo, ao ensino de música, dança e teatro”.
Desta forma o Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez pretende continuar a demonstrar que tem todas as condições para continuar a trabalhar a educação artística no concelho, apresentando um crescimento sustentável e recebendo alunos do concelho de Arcos de Valdevez e de outras localidades vizinhas.
A celebração dos 10 anos de vida do CMDAV, arranca na sexta-feira, 26 de janeiro, na Casa das Artes, com a 5º edição do ‘Conversas na Escola que este ano contará com presença de Luís Represas, o comentador político Luís Marques Mendes e a atriz Sofia Nicholson. O tema a debater será a importância da música na educação e na capacidade de influenciar positivamente o desenvolvimento das crianças e jovens.