No dia 07 de julho deste ano a Associação Desportiva e Cultural de Aboim Sabadim viveu uma das passagens mais difíceis da sua história. Um incêndio, que terá tido origem num curto-circuito, destruiu grande parte do edifício desta associação. Desde então, muitos têm sido os apoios dados para que o clube possa reaver a sede do clube e no passado sábado, dia 23 novembro, realizou-se mais uma iniciativa para conseguir angariar os fundos necessários para a culminação das obras.
Este jantar solidário, que juntou 330 pessoas, realizou-se na Quinta de Parada, com a atuação especial do fadista e ex-atleta do clube, Marco Rodrigues, e com o apoio de várias empresas e instituições do concelho.
O Arcos em Destaque esteve presente nesta maravilhosa noite solidária, recolhendo os testemunhos dos protagonistas desta iniciativa:
“esta ideia partiu, principalmente, do nosso fadista arcuense, Marco Rodrigues, que é um ex-atleta do ADECAS, conhece perfeitamente a casa, e quis associar-se a esta causa. Começámos a imaginar o tipo de espetáculo que podíamos organizar e decidimos que seria uma noite de fado com um jantar solidário. Esta iniciativa foi possível com o apoio de muitas outras empresas do concelho como a Publivez que nos ajudou com o som, o Restaurante a Floresta que se prontificou a fazer um preço mais acessível para fazermos este jantar e reverter em mais fundos para a associação. Bem como, as casas São Martinho que ofereceram a estadia para os músicos e o Grão Natural que nos ajudou com a logística”, explicou, Filipe Brito, presidente da Associação Desportiva e Cultural de Aboim-Sabadim- ADECAS
É importante ressalvar que todo o dinheiro angariado neste jantar solidário, que teve lotação esgotada, reverte, na sua totalidade, para a culminação das obras de restauro do edifício do clube “a adesão nesta noite demonstra que a associação é muito acarinhada. É um enorme orgulho, e uma gratificação enorme, a quantidade de pessoas que se manifestaram e que se juntaram para este jantar solidário”, salientou o presidente do ADECAS.
Aproveitando a oportunidade quis agradecer o envolvimento da comunidade e das instituições em prol do clube “quero deixar um agradecimento a todas as pessoas que têm contribuído: patrocinadores, atletas, pais, e a todos aqueles que dão a cara todos os dias para que a associação consiga tomar este rumo. Aos presidentes de junta que também se juntaram para esta causa e ao nosso Município, que está sempre a nos dar apoio para o que fizer falta”, rematou.
Este jantar solidário teve um brilho ainda mais especial com a maravilhosa atuação do Fadista Marco Rodrigues, um confesso amante do clube onde, ainda em criança, jugou “a mim custa-me muito acreditar que um espaço onde tinha fotografias minhas na parede acabou por arder. É uma imagem um bocadinho forte, e quando soube que isso aconteceu ficou logo na minha cabeça que tínhamos de fazer alguma coisa. Arranjarmos forma de levantarmos novamente o ADECAS e, no fundo, se nós formos a ver este tipo de coisas acabam sempre por unir as pessoas. Neste caso o pretexto é o ADECAS, é a solidariedade com o clube, mas não deixa de ser também uma noite de fado onde eu vou estar a partilhar com as pessoas que eu gosto, com as pessoas da minha terra. Deixa-me muito contente estar aqui esta noite”.
Já para João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez “acho que esta iniciativa mostra bem o espírito solidário dos arcuenses. Quer sejam eles de longe ou de perto. Quer eles sejam naturais de Arcos de Valdevez, quer sejam arcuenses de coração. É com enorme satisfação que vejo uma casa repleta, onde temos uma figura nacional, um arcuense de coração, que vem aqui dar o seu contributo, assim como muitas outras instituições têm dado. Por vezes, o infortúnio mostra-nos que, na verdade, somos queridos, ou mais queridos do que aquilo que eventualmente podíamos imaginar por tanto, para nós é extremamente importante poder chegar a um local destes e ver que a sociedade arcuense, a comunidade arcuense, mobiliza-se em torno de uma causa tão nobre”, finalizou.
No próximo dia 7 de dezembro, a Associação Desportiva e Cultural de Aboim-Sabadim- ADECAS comemora o seu 33 aniversário e foi precisamente esta a data escolhida pela direção para apresentar as obras de restauro e a nova cara do edifício sede do clube “convidamos todos a estarem presentes connosco nesse dia para festejarmos mais um aniversário da associação e a culminação de uma parte das obras de restauro da nossa sede”.