Outros concelhos
Ponte da Barca: PS já tem candidato às autárquicas 2025. Saiba quem é!
A candidatura foi recentemente aprovada na reunião do secretariado do PS, e é um nome muito conhecido na política barquense. Uma candidatura que, ao que tudo indica, será apresentada em público, no tradicional Jantar de Reis do PS, em janeiro de 2025.
Desta forma, António Vassalo Abreu, depois de ter estado ao leme dos destinos de Ponte da Barca durante doze anos, volta com a sua candidatura, após -quase- oito anos de Executivo Social Democrata com o Augusto Marinho à cabeça.
“isto é só a melhor notícia em muito tempo! Algo assim como uma prenda de natal antecipada. Há muito que esperávamos que o sr. Vassalo voltasse. É a vontade de muitos de nós, barquenses, que temos um enorme carinho por ele e uma profunda gratidão pelo presidente que foi para a nossa querida terra”, garantiu um dos militantes do PS e confesso apoiante de Vassalo Abreu.
De lembrar que, nas últimas eleições autárquicas o PSD de Augusto Marinho ganhou, ao então candidato, Pedro Sousa Lobo, por uma diferença de quase 160 votos.
Anúncio

Outros concelhos
PJ realizou buscas na Câmara Municipal de Ponte da Barca
A Câmara Municipal de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, foi esta quinta-feira alvo de buscas pela Polícia Judiciária (PJ), confirmou o presidente da autarquia, Augusto Marinho.
A operação foi conduzida pela Unidade da PJ de Braga, que realizou diligências no departamento de contratação pública da autarquia.
De acordo com a informação disponível, as buscas visaram a investigação de procedimentos relacionados com o recrutamento de recursos humanos.
Até ao momento, não foram avançados mais detalhes sobre o processo em curso.
Cultura
Escultora Iris Loba, em colaboração com o artista arcuense Mutes apresenta a sua ‘Meta•morfo•sis’
No dia 8 de novembro, às 21h30, os Paços do Concelho de Ponte da Barca abrem as portas para a inauguração de Meta•morfo•sis, uma inspiradora exposição de escultura assinada por Iris Loba. A sessão será marcada pela performance Pré●form, um momento intimista e autobiográfico que contará com a participação de Mutes, o pintor; Mikhail Arutyunyan, o músico; e a sonoplastia poética a cargo da própria artista, Iris Loba.
Com o título evocativo “Antes do Ser ~ Já era”, Pré●form proporcionará uma imersão na narrativa pessoal da artista, explorando as raízes e inspirações por detrás da sua obra. Iris Loba recorre a elementos audiovisuais e a uma interação simbólica com o espaço e o público, enquanto o músico Mikhail Arutyunyan e o pintor Mutes enriquecem a experiência, oferecendo uma perspetiva mais profunda da criação artística.
A exposição Meta•morfo•sis apresenta esculturas em gesso e peças de joalharia tradicional reinterpretadas em grande escala, utilizando a técnica da Filigrana de Corda. Inspirada pela palavra grega metamórfosis – que significa mudança, transformação ou transmutação –, a obra de Iris Loba reflete o seu percurso de contínua evolução artística, onde cada peça é um testemunho da sua exploração pessoal e da sua capacidade de reimaginar formas e materiais.
A mostra, de acesso gratuito e que estará patente até ao dia 30 de novembro, convida o público a uma experiência sensorial e reflexiva, com uma abordagem estética que dialoga com a tradição e a contemporaneidade.
Anúncio
Outros concelhos
Ponte da Barca recebe Festival Folk Celta
O aguardado Festival Folk Celta está de volta para a sua XVII edição, que decorrerá de 26 a 28 de julho de 2024, na pitoresca vila de Ponte da Barca. Este evento, que celebra a música pela fusão de diferentes influências culturais, promete proporcionar aos visitantes um fim de semana repleto de concertos memoráveis e uma atmosfera festiva única. À semelhança dos anos anteriores, o Choupal, nas margens do rio Lima, volta a ser palco deste evento de entrada gratuita em todos os espetáculos.
O festival abrirá então as suas portas na sexta-feira, 26 de julho, com performances imperdíveis de artistas como Colmeia, O Gajo e Cláudia Pascoal.
Colmeia é um coletivo comprometido com a preservação da cultura popular através da música, oferecendo uma fusão musical de várias influências. O Gajo, projeto de João Morais, combina música tradicional portuguesa com elementos contemporâneos, centrando-se na Viola Campaniça. Reconhecido internacionalmente, O Gajo já foi premiado nos Iberian Festival Awards. Já Cláudia Pascoal é uma artista que funde as suas raízes minhotas com influências pop. Vencedora do Prémio de Melhor Artista Revelação nos Play – Prémios da Música Portuguesa, Pascoal é conhecida por singles como “Fado Chiclete” e “Nasci Maria”.
No sábado, 27 de julho, o palco receberá Sérgio Mirra, Isidro Vidal, Sebastião Antunes e Quadrilha e Mazgani.
Músico multi-instrumentista dedicado à música tradicional portuguesa, Sérgio Mirra é aclamado pela sua habilidade com o cavaquinho e bandolim, oferecendo espetáculos vibrantes que preservam o legado cultural. Isidro Vidal mescla tradição com estéticas modernas, utilizando a gaita galega para criar paisagens sonoras inovadoras e texturas frescas na música folk galega.
Sebastião Antunes e Quadrilha: Sebastião Antunes é uma figura proeminente na música portuguesa, fundindo elementos tradicionais com sonoridades pop e rock. Mentor, compositor, letrista e intérprete da banda Quadrilha, cujo estilo resulta da fusão de elementos da música tradicional portuguesa e da música celta. Formada em 1991 por Sebastião Antunes, a banda é atualmente composta por Carlos Lopes (Acordeão), Emiliana Silva (Violino), Hugo Ganhão (baixo) e Mário João Santos (bateria e percussão). Mazgani, cantor de origem iraniana mas a viver em Portugal desde 1979, é aclamado pela crítica internacional desde o lançamento do seu álbum de estreia “Song of the New Heart”. Com uma carreira que abrange composições teatrais e turnés pela Europa, e depois de cinco discos, Mazgani prepara-se para lançar o seu sexto disco, composto integralmente por canções cantadas em português, ainda este ano.
Além dos concertos, os visitantes poderão desfrutar da Feira Medieval, que decorrerá durante todo o fim-de-semana. Com os mais diversos expositores de comércio de cerveja artesanal, licores, vinho, queijo, enchidos, sabonetes artesanais entre outros produtos manufaturados, inclui também uma área de restauração, permitindo aos visitantes jantar e/ou petiscar.
Anúncio
Previous slide Next slide-
Atualidade1 mês atrás
Jovem barquense corre 12 horas seguidas pela esperança de um menino especial
-
Atualidade2 meses atrás
Acidente de viação em Giela- uma vítima encarcerada
-
Concelho2 meses atrás
Arcos em Destaque lança novo site
-
Desporto1 mês atrás
Arcuense Matilde Paredes convocada para estágio da Seleção Nacional SUB-15
-
Saúde e Bem-estar2 meses atrás
Pedir Ajuda…um ato de coragem
-
Atualidade4 semanas atrás
Caixilharia Almeida Esteves inaugura showroom pioneiro em Ponte da Barca
-
Concelho4 semanas atrás
Olegário Gonçalves vence a Câmara de Arcos de Valdevez com maioria absoluta
-
Concelho1 mês atrás
Casa de Arcos de Valdevez em Lisboa distinguida com Medalha Municipal de Mérito Cultural