A pequena Maria Eduarda, uma bebé com raízes arcuenses precisava urgentemente uma cirurgia para colocar uma prótese na anca que lhe permitisse vir a caminhar como qualquer bebé da sua idade. O Arcos em Destaque fez reportagem à família para conhecer a história e poder contribuir para angariação de fundos que o Hélio e Filipa criaram para poder operar a Maria
Em menos de três dias conseguiram angariar mais de 10.000 euros e a data sonhada chegou: a Maria foi operada no dia 12 de junho. Uma cirurgia complicada, invasiva. Depois de mais de oito horas dentro do bloco, a pequena Maria saiu do recobro e dia-após-dia, vive uma recuperação muito dura, ao lado da sua família que tem lutado, incansavelmente, para lhe proporcionar o futuro que ela merece.
Depois da notícia lançada pelo Arcos em Destaque, que mobilizou centenas de pessoas em prol da cirurgia da Maria duas instituições arcuenses: O Moto Clube de Padreiro e a ACRAP juntaram-se, também, para ajudar e, de forma inédita, criaram a ‘Rota da Maria’, um passeio de motas de duas e quatro rodas e de jipes, para angariar fundos e possibilitar que a Maria continue a sua recuperação.
O evento foi realizado ontem, dia 25 de junho. A ‘Rota da Maria’ juntou várias centenas de pessoas, 130 motas e 50 jipes na sede da associação da ACRAP, na freguesia de Prozelo. Juntos, estas duas instituições com todos os participantes e patrocinadores conseguiram angariar o valor de 6.044 euros para entregar à Maria e à sua família e assim, possibilitar que a bebé continue a recuperar e possa ter os cuidados necessários para o fim último desta meta: que a Maria possa vir a andar.
O momento da entrega do cheque foi de grande emoção. Esteve presente o pai da Maria para receber o cheque e a Maria e a sua mãe, Filipa, estiveram também presentes de forma virtual através de uma videochamada, um momento muito emotivo que levou às lágrima não só à família, mas também a todos os participantes do evento e membros da direção do Moto Clube de Padreiro e da ACRAP
Foi um dia cheio de emoções! Um dia onde, mais uma vez, conseguiu-se demonstrar que verdadeiramente a união faz a força. E ambas associações conseguiram, em menos de três semanas, organizar um evento que foi um total sucesso. Este deve ser o espírito não só da sociedade civil, mas também das associações que a compõe.
O futuro reserva à Maria e a toda a sua família um caminho longo, mas que sem duvida, será muito mais macio graças a ajuda de todas as pessoas que contribuíram das mais diversas formas: através da campanha do gofundme, de donativos feitos diretamente à conta dos pais da Maria, por MBWAY, com a partilha da história e agora, com a participação neste evento que ficará na história do concelho arcuense.
A Rota da Maria não acabou ontem, apenas iniciou! E o caminho, será percorrido por todos, com muito carinho, cuidado e dedicação!
Muito Obrigado a todos!