O mês de dezembro chega, vemos as ruas a serem decoradas criando um ambiente festivo. Recebemos mensagens de amigos e pessoas queridas, começamos a planear os encontros que iremos ter, procuramos formas de expressar o nosso carinho. É uma época de reencontros e, mais do que de dar e receber, é um momento de compartilhar!
Todos nós temos a capacidade maravilhosa de poder sentir uma imensidão de emoções, sejam elas mais inatas e primárias ou mais elaboradas e socialmente determinadas. Do medo à surpresa, da tristeza à alegria, da raiva à compaixão, do desprezo à generosidade, podemos experienciar e sentir emoções que nenhum outro ser vivo consegue.
As emoções podem enriquecer as nossas vidas, aumentando a nossa qualidade de vida, mas também podem, quando temos mais dificuldades em lidar com elas, devastar-nos facilmente.
De facto, o poder das emoções é incrível!
E, aproveitando esta época de Festa, quero lembrar-lhe, caro leitor, para usufruir do poder construtivo das emoções, procure dar-lhes uma atenção nova e diferente. Porquê? Porque a época de Natal, é uma época em que o nosso lado emocional tende a estar mais sensível e assim mais facilmente, foge ao nosso controlo; são muito mais frequentes, aqueles momentos em que as emoções saltam cá para fora e que muitas vezes não as compreendemos, não sabemos de onde vêm nem como lidar com elas!
O Natal é sem dúvida, de todas as festas do ano, a que cria maior alteração emocional em todos nós, podendo, por vezes, causar alguns sentimentos menos positivos. Isto porque andamos ocupados com as compras… criamos expectativas altas (muitas vezes irrealistas) …reuniões…jantares… onde se vai reunir a família… Por todos estes aspetos e muitos mais, a ansiedade é uma das emoções que mais experimentamos nesta data quando somos adultos.
Apesar de muitos considerarem que esta é uma época da família, feliz, e divertida, há pessoas que a vivem de uma forma diferente, com nostalgia, tristeza, frustração, stress, e até dor. Muito provavelmente até conhece alguém que diz não gostar do Natal. Ou que ache que “É uma época triste”, “uma festa sem sentido”, “mais uma data comercial”! Mesmo para as pessoas que expressam o seu desinteresse por esta época, é difícil ignorarem estes dias!
O ambiente de Natal faz com que muitas pessoas vivam uma época de yô-yô emocional, alternando entre a alegria que esta época traz e as emoções negativas que vão aparecendo pelo meio. Por isso, não nos devemos sentir pressionados com a ideia de que toda a gente deve estar feliz durante o Natal, e que se não estivermos, precisamos de nos esforçar para estar. É importante e necessário compreendermos as nossas emoções, permitir-nos senti-las e fazer o que estiver ao nosso alcance para vivê-las de uma maneira saudável e de acordo com o que acontece ao nosso redor.
Podemos melhorar as nossas habilidades emocionais no Natal, se procurarmos entender e respeitar as nossas próprias emoções.
Podemos apreciar a companhia da família e dos amigos, assim como o devemos fazer em qualquer outra data, sem pressão, sem a obrigação de ser feliz, e sem fazer mal a nós mesmos com pensamentos negativos.
Na realidade, devemos aceitar o nosso estado emocional, ao mesmo tempo que procuramos adaptar-nos à situação da melhor maneira possível.
Para que possa viver um Natal emocionalmente mais saudável, deixo-lhe aqui algumas sugestões como prenda de Natal:
- desenvolva momentos de autoconhecimento e hábitos de vida saudáveis;
- pratique atividades de lazer;
- reclame menos;
- aceite que o Natal não é perfeito;
- conviva e coloque limites;
- celebre todas as pequenas conquistas;
- compreenda e respeite as suas emoções no Natal (durante todo o ano!!!)
Natal, é o momento de agradecer o facto de termos pessoas incríveis que fazem parte da nossa vida! Quando agradecemos o nosso coração fica mais leve e iluminado, e traz mais luz à vida. Expresse gratidão com palavras e atitudes!
Se tem pessoas importantes na sua vida, agradeça. Agora mesmo. Amanhã pode ser tarde demais.
Vamos! Avance agora, sem medo! Nunca é tarde para valorizarmos quem amamos.
Feliz Natal a todos!
Boas Festas!