Mais Recentes

Um estudo divulgado nesta terça-feira, e divulgado pela agência lusa revela que o consumo de tabaco e drogas ilícitas é superior nos rapazes. O estudo inquiriu 26 319 alunos do ensino público com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos.

O mesmo estudo concluiu que, atualmente, 1 em cada 10 alunos consumiu, no último ano, bebidas alcoólicas, tabaco e drogas. Este estudo, denominado Estudo sobre o Consumo de Álcool, Tabaco, Drogas e outros Comportamentos Aditivos e Dependências (ECATD-CAD) é representativo dos alunos do ensino público entre os 13 e os 18 anos (26.319 alunos de 734 escolas) e é feito de quatro em quatro anos, da responsabilidade do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, SICAD.

De entre as três substancias mais comuns no consumo dos jovens o álcool é a principal substância psicoativa consumida, seguido do tabaco, segundo o estudo, no qual se conclui que os comportamentos de maior risco são limitados a uma minoria.

O mesmo estudo conclui que os alunos, afirmam, em grande percentagem, que é fácil o acesso a álcool e tabaco e que estes dois produtos são não só os mais consumidos como aqueles cujo consumo se inicia mais precocemente.

Mais um dado alarmante arrojado pelo estudo centra-se no facto de o aumento considerável no consumo ao longo da vida, de tranquilizantes com receita médica, uma subida em todas as idades. Como também aumentou o jogo a dinheiro, quer nos rapazes quer nas raparigas.

“De um modo geral, as tendências identificadas refletem-se em todos os grupos etários entre os 13 e os 18 anos. No que diz respeito aos agravamentos dos consumos nocivos de álcool, bem como aos de drogas ilícitas, é entre o grupo de 16 anos que tal mais se faz sentir”, afirma-se no documento.

As bebidas mais consumidas são as bebidas destiladas, o canábis a droga mais consumida “em relação a drogas ilícitas 15% disseram que já alguma vez consumiu, mas só 06% admitiram tê-lo feito no mês anterior ao inquérito“, conclui o estudo.

Anúncio

Share.

Diretora Arcos em Destaque

Leave A Reply