Outros concelhos
Quinta de Cypriano: Vinhos e Enoturismo com História
As Vinhas de Cypriano, na freguesia de Vila Nova de Muía, Ponte da Barca, estão em mãos da mesma linhagem familiar desde o ano 1696. Cypriano Joseph da Rocha, um ilustre Barquense nascido no Barral, S. João de Vila Chã, em 1685, era o orgulhoso dono destas terras que, 377 anos depois, produzem o elixir predileto do deus Baco, e que certamente, depois da apresentação feita no passado sábado, 10 de junho, dia de Portugal, será também o preferido da comunidade barquense, limítrofe e diáspora.
Os vinhos produzidos nas vinhas de Cypriano foram formalmente apresentados no passado sábado, à comunidade, mediante um evento denominado: ‘Quinta de Cypriano: Vinhos e Enoturismo com História’, e que pretendeu ser o pontapé de saída para dar a conhecer a gama de vinhos que se produzem nesta quinta que, dentro em breve, constituirá, também, um projeto enoturístico de referência dentro do território da rota dos vinhos.
Assim, a família Andresen- Guimarães, seguindo os preceitos do seu antepassado, Cypriano Joseph da Rocha, e passados mais de 300 anos, produzem vinho pretendendo que a casa secular que precede as vastas vinhas da Casa de Quintela, seja um ponto turístico de eleição “as vinhas de Cypriano, pertencentes ao nosso heptavô, e das quais gostava tanto, produzem agora duas gamas de vinho (loureiro-grande escolha) e vinhão, numa homenagem a ele, que, ainda quando teve de embarcar para o Brasil, no ano de 1728, como ouvidor da corte, à mercê do Rei D. João V, jamais se esqueceu das suas vinhas, pedindo à sua esposa, ‘que tratasse bem delas’, como podemos ler numa carta enviada pelo Cypriano à sua mulher com data de 10 de junho de 1729”, explica Leonor Andresen-Guimarães, responsável pelo projeto vitivinícola e enoturístico.
As Vinhas de Cypriano- Casa de Quintela será, dentro em breve, mais do que um espaço no qual se produz vinho transformando-se, ainda, um projeto enoturístico “o projeto enoturístico está para breve. Reformamos umas ruínas que existiam dentro da propriedade para transformá-las numa casa com seis quartos para albergar turistas que desejem vir conhecer o concelho de Ponte da Barca e assim, poder oferecer uma experiência diferente com provas de vinho, degustações gastronómicas, visita às vinhas, e um passeio pela história da Casa de Quintela e do nosso antepassado Cypriano”, confirma a família.
Para o Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, quem também esteve presente no evento “estarmos presentes neste evento tem, para nós, um duplo significado uma vez que neste fim-de-semana está a decorrer também, o Mercado dos Vinhos aqui em Ponte da Barca. Desde 2017 que tem ocorrido aqui no concelho uma -quase- duplicação, da oferta turística a nível de quartos no território; e, ao nível da produção de vinhos, o número de produtores -quase- que duplicou também, neste período, o que evidencia uma dinâmica muito forte do território e a apetência que ele tem para o turismo e para o setor do enoturismo, que é tão importante. Estar hoje aqui é uma particular satisfação na medida em que este empreendimento consolida, e evidencia, esse mesmo dinamismo nesta área tão importante para nós quanto é o turismo e o enoturismo”.
É importante referir que, recentemente, o Município de Ponte da Barca assinou um protocolo de geminação com o Município de Poços de Caldas, no sul de Minas-Gerais/ Brasil, território no qual Cypriano Joseph da Rocha, deixou uma marca muito forte “ele (Cypriano) desenvolveu um trabalho notável nesta região do Brasil. As cartas que ele enviava para Portugal são hoje estudadas pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas-Gerais por ter sido um homem que teve um impacto enorme naquela comunidade. Um ilustre Barquense! Por tanto, a história, o produto que é o vinho, e as condições fazem deste empreendimento totalmente ajustado à estratégia de desenvolvimento traçada pelo Município e que é um ponto de partida e uma evidência do trabalho que temos pela frente”, concluiu o autarca.
Veja a galeria de fotos do evento que preparamos para si
Previous slide
Next slide
Anúncio
Quer viver ou investir no Alto Minho!Fale com a equipa líder na regiãoCarregue AQUI
Previous slide
Next slide
Outros concelhos
PJ realizou buscas na Câmara Municipal de Ponte da Barca
A Câmara Municipal de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, foi esta quinta-feira alvo de buscas pela Polícia Judiciária (PJ), confirmou o presidente da autarquia, Augusto Marinho.
A operação foi conduzida pela Unidade da PJ de Braga, que realizou diligências no departamento de contratação pública da autarquia.
De acordo com a informação disponível, as buscas visaram a investigação de procedimentos relacionados com o recrutamento de recursos humanos.
Até ao momento, não foram avançados mais detalhes sobre o processo em curso.
Outros concelhos
Ponte da Barca: PS já tem candidato às autárquicas 2025. Saiba quem é!
A candidatura foi recentemente aprovada na reunião do secretariado do PS, e é um nome muito conhecido na política barquense. Uma candidatura que, ao que tudo indica, será apresentada em público, no tradicional Jantar de Reis do PS, em janeiro de 2025.
Desta forma, António Vassalo Abreu, depois de ter estado ao leme dos destinos de Ponte da Barca durante doze anos, volta com a sua candidatura, após -quase- oito anos de Executivo Social Democrata com o Augusto Marinho à cabeça.
“isto é só a melhor notícia em muito tempo! Algo assim como uma prenda de natal antecipada. Há muito que esperávamos que o sr. Vassalo voltasse. É a vontade de muitos de nós, barquenses, que temos um enorme carinho por ele e uma profunda gratidão pelo presidente que foi para a nossa querida terra”, garantiu um dos militantes do PS e confesso apoiante de Vassalo Abreu.
De lembrar que, nas últimas eleições autárquicas o PSD de Augusto Marinho ganhou, ao então candidato, Pedro Sousa Lobo, por uma diferença de quase 160 votos.
Anúncio
Cultura
Escultora Iris Loba, em colaboração com o artista arcuense Mutes apresenta a sua ‘Meta•morfo•sis’
No dia 8 de novembro, às 21h30, os Paços do Concelho de Ponte da Barca abrem as portas para a inauguração de Meta•morfo•sis, uma inspiradora exposição de escultura assinada por Iris Loba. A sessão será marcada pela performance Pré●form, um momento intimista e autobiográfico que contará com a participação de Mutes, o pintor; Mikhail Arutyunyan, o músico; e a sonoplastia poética a cargo da própria artista, Iris Loba.
Com o título evocativo “Antes do Ser ~ Já era”, Pré●form proporcionará uma imersão na narrativa pessoal da artista, explorando as raízes e inspirações por detrás da sua obra. Iris Loba recorre a elementos audiovisuais e a uma interação simbólica com o espaço e o público, enquanto o músico Mikhail Arutyunyan e o pintor Mutes enriquecem a experiência, oferecendo uma perspetiva mais profunda da criação artística.
A exposição Meta•morfo•sis apresenta esculturas em gesso e peças de joalharia tradicional reinterpretadas em grande escala, utilizando a técnica da Filigrana de Corda. Inspirada pela palavra grega metamórfosis – que significa mudança, transformação ou transmutação –, a obra de Iris Loba reflete o seu percurso de contínua evolução artística, onde cada peça é um testemunho da sua exploração pessoal e da sua capacidade de reimaginar formas e materiais.
A mostra, de acesso gratuito e que estará patente até ao dia 30 de novembro, convida o público a uma experiência sensorial e reflexiva, com uma abordagem estética que dialoga com a tradição e a contemporaneidade.
Anúncio
-
Atualidade1 mês atrás
Jovem barquense corre 12 horas seguidas pela esperança de um menino especial
-
Atualidade2 meses atrás
Acidente de viação em Giela- uma vítima encarcerada
-
Concelho2 meses atrás
Arcos em Destaque lança novo site
-
Desporto1 mês atrás
Arcuense Matilde Paredes convocada para estágio da Seleção Nacional SUB-15
-
Saúde e Bem-estar2 meses atrás
Pedir Ajuda…um ato de coragem
-
Atualidade4 semanas atrás
Caixilharia Almeida Esteves inaugura showroom pioneiro em Ponte da Barca
-
Concelho4 semanas atrás
Olegário Gonçalves vence a Câmara de Arcos de Valdevez com maioria absoluta
-
Concelho1 mês atrás
Casa de Arcos de Valdevez em Lisboa distinguida com Medalha Municipal de Mérito Cultural
