Na primeira semana de setembro, como manda a tradição, realizar-se-á, a Romaria da Nossa Senhora Peneda, considerada uma das Romarias ‘mais fascinante e genuinas do Alto Minho”, uma das ‘peregrinações marianas maiores e de mais tradição nesta região de Portugal.
A apresentação oficia da Romaria, realizou-se esta quarta-feira, 23 de agosto, com João Manuel Esteves, presidente C. M de Arcos de Valdevez, com o Padre Luciano Forte, Comissário para a Confraria de Nossa Senhora da Peneda e também, com o Padre César Maciel, Reitor do Santuário da Nossa Senhora da Peneda.
Este ano a Romaria terá de regresso o tradicional ‘Beijo à Senhora’, que ocorrerá no dia 06 de setembro, tradição onde os assistentes beijam a imagem de Nossa Senhora, tradição que não se realizava há quase três anos, consequência da pandemia.
Outro dos pontos altos desta Romaria será o concerto da Ana Bacalhau, no Santuário, na noite de sábado, 02 de setembro (21h00) com as ‘Músicas à Senhora’.
Serão nove de dias de fé e devoção, onde além da essência religiosa e contemplativa da Romaria, os visitantes encontram, de igual modo, um fabuloso património arquitectónico, histórico e cultural.
Atualmente o Santuário da Peneda encontra-se à espera de ser classificado como Monumento Nacional de Portugal, já com o parecer favorável da Secretária de Estado e, de igual forma, a Romaria da Nossa Senhora da Peneda está inscrita para ser incluída no Inventário Nacional do Património Cultural, também possuindo parecer favorável.