Mais Recentes

Este é o dia do ano para parar e refletir em tudo o que de bom há na vida. Este simples gesto acaba por ter impacto no nosso bem-estar e faz-nos mais felizes.

Tem o hábito de agradecer? Com que frequência o faz? Já agradeceu hoje?

Acredito que me respondeu que sim, mas será que de facto somos gratos? Obrigado e Gratidão têm o mesmo significado? Talvez seja importante começar por perceber a diferença entre obrigado e gratidão. Dizer obrigado é um ato de educação, de respeito e de consideração para com os outros; é um ato de cortesia e gentileza, que fica bem, além de ficar bem, também demonstra civismo e saber estar.

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida.; é a expressão de uma emoção por alguém que nos fez uma ação positiva, que nos ofereceu uma ajuda. Ser grato é uma forma de agradecer a outra pessoa por um gesto ou palavra que nos ajudou num momento em que precisávamos.

Por outro lado, a gratidão também é sentir-se agradecido por algum acontecimento específico ou momento presente. Uma pessoa pode se sentir grata por ter conseguido um novo emprego, por exemplo, ou pelo que está a viver agora. A gratidão é uma emoção positiva que envolve ser grato e agradecido aos acontecimentos da vida. 

No entanto, na correria do dia a dia, com tantas responsabilidades e compromissos, ficamos cansados ao ponto de nos esquecer de agradecer por tudo de bom que aquele dia nos trouxe. E esquecemos algo que é poderoso não só para cada um de nós, como pelo impacto positivo que pode gerar nos outros.

Agradecer é um exercício simples que deve tornar-se parte de nossa rotina. Faz bem à nossa saúde e faz de nós pessoas melhores e mais felizes.

Os nossos sentimentos são resultado daquilo que pensamos, estar feliz ou não é resultado do nosso pensamento.; cabe a cada um de nós decidir se quer estar feliz ou não. O que nos impede de ser feliz, é o facto do ser humano, ser um ser insatisfeito por natureza.

Nunca estamos satisfeitos com o que temos ou somos. Queremos sempre mais. Ter mais dinheiro, melhor trabalho, uma casa melhor, um carro melhor. Desejar ter mais conforto e melhorar a vida financeira não é o problema; o problema é que muitas vezes esse querer causa uma enorme insatisfação pessoal, principalmente quando não conseguimos ter. E quando conseguimos ter o que queríamos, encontramos logo uma nova coisa que queremos e volta o sentimento de insatisfação porque não temos o que queremos… e andámos nesta roda sem nos darmos conta!

Contudo, a partir do momento que começamos a ser gratos pelo que temos e aceitar melhor o que não temos, passamos a ser mais felizes e de bem com a vida. Sentirmo-nos gratos pelo que temos, e não pelo que gostaríamos de ter e não temos, faz com que os sentimentos de felicidade e realização sejam mais autênticos e vividos diariamente; agradecer aos outros por um sorriso, pela colaboração num projeto, pela diferença que fazem na nossa vida é transformador, para nós e para quem tocamos com a gratidão.

Agradecer quando as coisas estão a correr bem é fácil, difícil é ser grato nos momentos mais complicados e todos nós já passamos por momentos difíceis! Nesses momentos temos a tendência de ficar com raiva, medo, culpa, angústia, tristeza, desgosto, frustração… A reclamação passa a fazer parte da nossa vida e perguntamos: “Por quê?”; “Por que tenho que passar por isto?”; “Por que a vida é assim?”.

Poderá estar a pensar: “Não é possível agradecer no meio da dificuldade, no meio do caos? Ninguém agradece quando está mal?” De facto, a maioria de nós, não consegue agradecer nestes momentos; mas vou contar-lhe um segredo: a gratidão é o contrário de reclamação, se reclama, não está a ser grato, vive na falta de algo porque não está satisfeito. As pessoas vivem num fluxo contínuo de reclamação e não saem do lugar, porque quem reclama anda em círculos e vai continuar a reclamar e a atrair mais coisas para a sua vida que lhe vão trazer mais reclamações e desgostos.

Como disse acima, todos já passamos por dificuldade na vida. Eu também já passei por momentos difíceis. Já fiquei com raiva, gritei, perguntei ‘por quê comigo?’! Já tive inúmeras reações diante de fracassos da vida e reclamar não funcionou. E não funciona, pode tentar! Reclame o tempo todo, mantenha-se no estado de reclamação e repare se na sua vida acontece algo diferente! Se for honesto consigo, verá que nada muda, pelo contrário, com essas atitudes acabamos por atrair mais escassez e mais motivos para reclamar, criticar e sentir raiva da vida e do mundo. Tudo depende da nossa decisão: agradecer ou reclamar!

Segundo Melody Beattie: “A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã.”  

Com o autoconhecimento e a prática diária da gratidão a vida transforma- se! Realmente é incrível como um pequeno gesto tem o poder de transformar e melhorar a nossa vida! A gratidão tem grande impacto na nossa saúde e estes são alguns dos benefícios da gratidão:

  • Alivia o stress
  • Melhora o sono
  • Gera emoções positivas
  • Fortalece os relacionamentos
  • Promove a empatia
  • Melhora a saúde física e emocional
  • Torna as pessoas menos materealistas
  • Ajuda a reconhecer o quanto se tem
  • Fortalece a autoestima
  • Reduz o risco de depressão
  • Aumenta a nossa perceção sobre generosidade e compaixão
  • Traz uma visão mais positiva da vida

Depois de conhecer o significado amplo da palavra gratidão e dos seus benefícios, chegou a vez de saber como criar o hábito da gratidão na nossa vida. A gratidão é uma prática que, mesmo para aqueles que não estão habituados, é possível desenvolvê-la. Treiná-la diariamente é uma forma de tornar a nossa existência mais agradável e gratificante. Existem muitos motivos para praticá-la, para isso, basta reconhecer e valorizar tudo de positivo que nos rodeia. Deixo-lhe aqui algumas sugestões para pôr em prática:

  • Aprenda a apreciar tudo

Para usufruir dos benefícios da gratidão, precisa aprender a apreciar tudo, principalmente as pequenas coisas. É uma pequena reflexão para que você comece a praticar a gratidão.

  • Viva o presente

Valorize cada instante, viva o aqui e agora. Pelo que é grato agora?

  • Conecte-se com amigos e familiares

Pode não estar fisicamente com eles, pois existem circunstâncias que não o permitem, mas esteja emocionalmente junto, através de pensamentos, gestos, mensagens, ligações.

  • Expresse sua gratidão

Além de sentir gratidão, é importante que a expresse através de gestos e palavras. Diga para as pessoas o quanto se sente grato pela presença delas em sua vida, demonstre o quanto a ajuda de alguém foi importante para si. Compartilhe a gratidão.

  • Substitua as reclamações por gratidão

Procure ver o lado bom de cada situação.

  • Pare de se comparar

Para aumentar a gratidão na sua vida pare de se comparar. Quando se compara com outra pessoa, a tendência é que se sinta inferior, focando-se totalmente no que não possui e ignorando todas as coisas maravilhosas presentes na sua vida.

  • Crie um diário da gratidão

Todos os dias, pense em pelo menos 3 coisas pelas quais é grato na vida e escreva no seu diário. Escreva desde as pequenas coisas até as grandes realizações. Garanto-lhe que vai ficar surpreendido.

Ser grato consigo mesmo, com a sua própria vida e com as outras pessoas fará com que viva muito mais feliz e avance mais um nível na inteligência emocional.

Por fim, e não menos importante, o exercício da gratidão deve ser realizado com regularidade e com consciência. É indispensável que a gratidão seja de fato sentida e vivida.

Para celebrar o dia mundial da Gratidão, deixo-lhe aqui o convite de experimentar sentir gratidão; afinal não tem nenhum custo e traz muitos benefícios! Comece com um exercício simples, pense, no dia de hoje, pelo que está grato, pense em alguém a quem gostaria de contagiar pela gratidão, e não perca mais tempo, envie uma mensagem, faça um telefonema e diga a essa pessoa o motivo da sua gratidão…pode ser simplesmente “Obrigada por fazeres parte da minha vida!”.

A mudança começa com pequenos gestos que podem ser verdadeiramente transformadores. 

Hoje estou muito grata por mais um dia de vida e por estar aqui convosco nesta partilha.

Feliz dia da Gratidão!

Share.

Master de Inteligência Emocional Coach Emocional Humanizado Practitioner em PNL Analista Comportamental Enfª Especialista em Saúde Mental

Deixe um comentário