Mais Recentes

Nos dias 02 e 03 de dezembro a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda recriou a matança do porco e rojoada à moda antiga.

Foi um evento realizado na sede da associação e que contou com lotação esgotada. O lugar escolhido, a antiga Escola Primária de Agrochão, tem sido, nos últimos tempos, alvo de obras de melhoria. Porque segundo explicam os membros da associação:

também nos cabe a conservação do património, este espaço faz parte das memórias de muitos mirandendes, foram muitas histórias e vivências ali vividas ao longo de décadas”.


Para os membros da organização do evento “nenhum pormenor foi descorado e, mais uma vez, elementos da direção e voluntários ‘arregaçaram as mangas’ para dois dias intensos de trabalho. Revivendo um típico fim de semana de início de inverno para os nossos antepassados, essencial para a auto-suficiência das famílias mirandenses, em que familiares e vizinhos se reuniam em volta do carro das vacas cada um com o seu colomo, faca, pedaço de telha ou sabão rosa para chamuscar e lavar o porco. Enquanto isso, ao lume, o pote a cozer o sangue (verde). Foi assim que se fez no sábado”.

Anúncio

Share.

Diretora Arcos em Destaque

Leave A Reply