Há histórias que marcam para sempre. E a história da pequena Maria Eduarda foi uma delas. Em junho do ano 2023 conhecemos a história da pequena Maria, uma bebé, com raízes arcuenses, que precisava com urgência, uma cirurgia à anca para conseguir andar.
A Maria Eduarda nasceu com uma luxação na anca, que é o nível mais grave da displasia. A pequena bebé esteve meses com um dispositivo (arnês) que pretendia fazer que os ossos das ancas fixassem no sítio certo, mas o tempo passava e Maria Eduarda não conseguia nenhum progesso com aquele tratamento.
Ao ver o sofrimento constante da bebé Hélio e Filipa, seus pais, decidiram recorrer à medicina privada para tentar encontrar uma solução e assim, ver concretizado o sonho que tinham: ver andar a pequena Maria! Mas não tinham as condições financeiras favoráveis para a realização da cirurgia.
A notícia da Maria Eduarda foi publicada, no Arcos em Destaque, no dia 31 de maio de 2023, –relembre aqui a história- e graças à ajuda e solidariedade de todos a Maria foi operada no dia 12 de junho de 2023. Logo após a primeira cirurgia, a bebé teve de ser intervencionada mais uma vez, no dia 09 de outubro –relembre aqui a história-
Foi um longo caminho percorrido que permitiu que agora Hélio e Filipa possam ver com os seus próprios olhos aquilo que sempre anelaram: ver a Maria andar. Assim, passados oito meses daquela primeira operação, a Maria já deu os seus primeiros passos e a família quis partilhar o emotivo momento com todos aqueles que ajudaram a que este sonho fosse concretizado:
A história da bebé Maria Eduarda tocou o coração de milhares de pesoas que a ajudaram de maneira altruista e permitiram que atualmente, tenha um futuro risonho. Hélio e Filipa, pais de Maria Eduarda, agradecem profundamente o envolvimento, ajuda e apoio que receberam e desejam que todos possam ter um ano 2024 cheio de muita felicidade, como o deles já está a ser!