Arcos de Valdevez está cheio de empresários (as) de sucesso. Daqueles que contra todo o prognóstico, lutaram e conseguiram afirmar-se no mundo dos negócios, nas mais diversas áreas: turismo, comércio tradicional, padaria-pastelaria, restauração, entre muitas outras.
A entrega e sacrifício destes comerciantes ultrapassa, por vezes, o limite do possível. Dia a dia enfrentam os desafios de comandar o seu negócio, ultrapassando, de igual forma, as muitas dificuldades que vão aparecendo no caminho e que por vezes, os faz querer desistir.
No título deste editorial escrevi ‘conheci a resiliência e tem rosto de mulher’ e foi mesmo isso que aconteceu. Por vezes, a vida leva-nos a conhecer histórias incríveis, pessoas e situações que nos deixam maravilhados. E foi neste caminho da minha vida que a Sandra Silva se cruzou e por ter ficado impressionada com a sua força, garra e vontade de vencer, quis muito escrever o seu testemunho.
Sem querer tornar este editorial um panfleto publicitário, mas sendo necessária a referência, a Sandra Silva é a gerente do restaurante Prova no Espeto, na zona industrial de Paçô, em Arcos de Valdevez que recentemente, sofreu um incidente que a fez querer desistir. Um incêndio na chaminé do restaurante, em pleno mês de agosto, com todas as implicações a que esse incidente conduz, a fizeram tremer e pensar na possibilidade de desistir; mas não foi assim e na passada sexta-feira, dia 02 de agosto, Sandra Silva ofereceu para todos os seus clientes, amigos, familiares e para todos aqueles que a ajudaram a não desistir, uma festa de reinauguração do espaço onde também foi festejado o seu aniversário!
A reinauguração do restaurante após o incêndio foi um momento que Sandra quis festejar “quando vi o meu restaurante cheio de fumo, tudo sujo, muitas coisas danificadas quis desistir, quis muito desistir, mas foi a força de todas estas pessoas que estão cá que me fez arregaçar as mangas e estar hoje aqui a celebrar a vida e a celebrar que mais uma batalha foi vencida”.
E, no fundo, é disto que se tratar a vida: de tentarmos, de irnos à luta, de falharmos, de tentarmos de novo, de conseguirmos, de festejarmos…a vida trata-se de viver! Com tudo o que isso implica! E foi por isso que decidi escrever o meu editorial a partir desta história porque para mim, a resiliência tem rosto de mulher, e desistir jamais pode ser uma opção!
Foi bonita a festa!