Mais Recentes

Ohana é um conceito da cultura hawaiana que significa família, incluindo parentes de sangue ou adotados. A palavra foi dada a conhecer por um filme infantil da Disney que levava por nome lilo & stitch, e contava a história de uma menina que ‘adotava’ uma criatura vinda doutro mundo, tornando-a parte da sua família.

E foi neste conceito de família, amor e cuidado no qual César Gomes, com o apoio da sua esposa,  Alexandra, gerontóloga social, se inspirou para criar a empresa Ohana Serviços. Uma empresa dedicada ao cuidado dos mais velhos e de toda a comunidade.

“A ideia existiu sempre existiu. Tínhamos noção que era uma ideia inovadora, um serviço nunca antes visto no meio onde estamos inseridos, sabia que poderia funcionar. Mas tinha um bocado de receio de avançar com o projeto”, confessa.

O sentimento que existia em relação ao seu projeto é um sentimento que já todos nós, pelo menos uma vez na vida, sentimos: o medo a falhar, o receio que as nossas ideias -quando implicam inovação- não sejam bem aceites, acabando por as deixar de parte:  “este projeto esteve em stand by durante quatro anos. Até que um dia avancei e, em dezembro de 2021, nasceu a Ohana.”

A Ohana é uma empresa que está no ativo desde janeiro 2022. E desde então já deu apoio a mais de 10 famílias “na Ohana pretendemos ser a família que, por vezes, os nossos clientes não têm. Aquilo que nós oferecemos vá muito mais além dos cuidados médicos e de enfermagem que disponibilizamos. Muitas vezes, somos o ombro amigo, a palavra de conforto, a companhia daqueles idosos.”

A empresa trabalha em duas vertentes: a ação e o cuidado dos idosos que moram sozinhos em casa, e o trabalho com a comunidade em geral “através de sessões de sensibilização e a dinamização através de workshops junto dos cuidadores formais e informais”. Dentro do espectro dos cuidados ao idoso a Ohana disponibiliza um conjunto de serviços de enfermagem e saúde de reabilitação “para preservar a autonomia dos idosos o máximo de tempo possível.”

Cada vez mais a institucionalização dos idosos é uma realidade. A Ohana também foi criada com intuito de possibilitar “que os idosos possam prolongar a estadia na sua casa, no conforto do seu lar o maior tempo possível para que possam manter-se ativos e no espaço que lhes é familiar. No lar onde criaram os seus filhos, onde têm as suas recordações.” 

Além desta vertente de cuidados ao domicílio a Ohana também promove ações de Turismo Sénior “através de parcerias com universidades sénior e associações criamos roteiros que incluem passeios de um dia inteiro. Neste momento, existem quatro roteiros pre-definidos nas vilas deArcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Estes roteiros também são uma forma de oferecer bem-estar e cuidado. Muitas pessoas, em idade da reforma, ainda estão ativas e nada melhor do que estas ações para promover a convivência.”, afirma.

Segundo os dados definitivos dos censos de 2021 divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2021, a percentagem de população idosa (65 e mais anos) representava 23,4%, o que se traduz em 184,9 idosos por cada 100 jovens. A Ohana serviços foi criada precisamente a pensar nestes números.

Numa sociedade onde a população idosa é cada vez maior, é importante criar meios para que esta população possa encontrar respostas que lhes permitam assegurar o seu bem-estar e a sua autonomia. Que lhes permita envelhecer com dignidade e que possam usufruir do seu lar a maior quantidade de tempo possível.

“Para nós na Ohana é muito importante poder proporcionar aos idosos ferramentas para se sentirem úteis. É necessário promover a automonima. Que eles se convençam que são capazes. Que a vida não acabou, que podem adaptar as suas tarefas à realidade que estão a viver. E esse é o nosso objetivo.”

Além de todos os serviços de acompanhamento e cuidado ao idoso a Ohana também presta serviço aos cuidadores, sejam eles formais ou informais “ser cuidador é um trabalho que requer muita dedicação, muitas horas, muito esforço e muitas vezes, os familiares tornam-se cuidadores sem estarem preparados. A Ohana também foi criada para isto. Tentamos dar ferramentas aos cuidadores. E também, auxiliá-los nos cuidados com eles próprios. Que possam ter tempo para cuidarem de si. Isto é fundamental.” 

A equipa da Ohana é uma equipa multidisciplinar. Está conformada por três enfermeiras, uma gerontóloga, e uma especialista em neurociências aplicadas à arquitetura. Uma equipa altamente capacitada para o cuidado e apoio não só aos idosos, como também às famílias e aos cuidadores “por vezes gerir o trabalho que temos na Ohana não é fácil. Não fazemos disto um trabalho a tempo inteiro e por vezes, gerir os horários não é fácil, mas é um trabalho tão gratificante, tão apaixonante que tudo se consegue. É um projeto que foi criado com amor.”

A velhice é um simples preconceito aritmético, e todos nós seríamos mais jovens se não tivéssemos o péssimo hábito de contar os dias que vivemos.”

júlio dantas

Anúncio

Previous slide
Next slide
Share.

Diretora Arcos em Destaque

Leave A Reply