Mais Recentes

O dia internacional da Felicidade visa promover a felicidade das pessoas e mostrar como esse sentimento é fundamental para o bem-estar das nações. Foi em 2013 que se comemorou pela primeira vez o Dia Internacional da Felicidade.

Felicidade é um conceito subjetivo? Sim. E dura pra sempre? Não. Felicidade é pessoal. Ser feliz é diferente para cada pessoa e dura o tempo que é preciso para surgir outra necessidade, outro desejo. É um estado de bem-estar.

Agora eu pergunto-lhe: é feliz? Ao se olhar no espelho gosta do que vê? Sente-se realizado com sua vida? Pois é…a felicidade é um desejo incessante de todo ser humano. A procura de estabilidade financeira, de um trabalho melhor, de uma carreira de sucesso, de uma casa maior, de bens materiais, entre outros desejos, não para, porque todos nós procuramos a felicidade e todos nós reconhecemos a sua importância nas nossas vidas!

Então qual é o segredo desse sentimento que tem o poder de proporcionar bem-estar, bom humor e uma sensação de alegria e realização plena às pessoas?

Em primeiro lugar temos de aceitar que a felicidade não dura eternamente, mas que existem momentos felizes. A felicidade é um estado de espírito, uma vez que é consequência do prazer e realização de cada pessoa. Realização pessoal para uns, profissional para outros, ou até mesmo uma viagem ou simplesmente estar entre amigos. O que nos leva a afirmar que a felicidade é relativa. Depende de cada um de nós, varia de pessoa para pessoa. Muda, de acordo com os princípios, prioridades, objetivos e gostos de cada um de nós.

Em segundo lugar deixar que a felicidade seja a consequência, não o motivo. Já dizia Carlos Drummond de Andrade: “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”.

A felicidade está nas coisas mais simples da vida. Desde o decidir acordar de bom humor, olhar-se no espelho e decidir ser feliz, aproveitar a vida ao máximo, desfrutar o hoje mesmo com os problemas e desafios que enfrentamos no dia a dia.”

É preciso deixar de estarmos presos ao passado e/ou preocupados com o futuro e usufruir do presente, pois é no aqui e agora que as coisas acontecem. Caso sinta que está com a mente muito ligada ao passado ou ao futuro, comece a mudar isso através de pequenas atitudes. Quando se aperceber que o seu pensamento está longe, traga-o de volta. Para se manter atento ao presente, ligue-se aos detalhes do ambiente, observe, ouça, sinta, isso vai ajudá-lo a desfrutar de cada instante ao máximo.

Ser feliz é ver nas pequenas coisas uma verdadeira razão para viver. É ser grato pelo maravilhoso milagre de existir e ver uma intenção positiva até mesmo nas situações difíceis. É amar-se, aceitar-se, perdoar-se e perdoar o próximo também. Não devemos querer que a felicidade dependa do dinheiro, do tempo e nem da sorte, mas sim de uma simples atitude.

Para que possamos encontrar este sentimento tão precioso nas coisas mais simples da vida é necessário que ele venha sempre de dentro para fora! Aproveite o hoje, o tempo para ser feliz é agora!

A felicidade é uma atitude e está sempre de mão dada com a gratidão!

Quando se é grato pela vida e por tudo o que a acompanha, ser feliz é uma consequência natural!

Deixo-lhe aqui algumas dicas para praticar e ser mais feliz:

  • Sorria mais
  • Seja grato(a)
  • Use e abuse da empatia
  • Celebre as suas vitórias
  • Seja gentil
  • Ame-se
  • Compartilhe momentos com pessoas queridas
  • Tenha tempo para si
  • Aprecie as pequenas coisas que lhe dão prazer
  •  Seja positivo(a)

Seja feliz!

Fernando Pessoa

Anúncio

Share.

Master de Inteligência Emocional Coach Emocional Humanizado Practitioner em PNL Analista Comportamental Enfª Especialista em Saúde Mental

Leave A Reply