Mais Recentes

Agosto é o mês, por excelência, das festas e das romarias, que se comemoram um pouco por todo o lado. É também o mês das férias, dos turistas e dos emigrantes, que aproveitam o tempo de calor para matar saudades das suas terras.

As férias são para muitos um dos períodos mais aguardados do ano e não é para menos. São uma oportunidade de fazer uma pausa das rotinas do dia a dia, de recarregar baterias e de reduzir os níveis de stress.

Tirar férias e descansar é muito importante para a nossa saúde mental, vários estudos científicos têm mostrado que as férias oferecem efeitos positivos na saúde mental e física, contribuindo para o bem-estar geral de quem se afasta da agitação e das responsabilidades do trabalho, do ano escolar e da correria diária. Alguns dos benefícios das férias:

  • Aumento do nível de satisfação com a vida, particularmente ao nível amoroso, familiar, social e de lazer;
  • Melhorias na qualidade do sono, humor, queixas físicas e pressão arterial que persistem após o regresso das férias;
  • Aumento do bem-estar emocional. As férias podem ser um estimulante do humor e do bem-estar;
  • Estímulo à criatividade. As férias estimulam a nossa flexibilidade cognitiva, o que nos permite adaptar e lidar melhor com o inesperado;
  • Diminuição do stress associado ao desgaste do trabalho, o período de férias promove um regresso ao trabalho com mais energia e motivação.

As vantagens de privilegiarmos períodos de pausa no trabalho ou no quotidiano são indiscutivelmente transversais ao bem-estar e à satisfação com a vida e com melhor saúde; contribuindo para estreitar os laços afetivos nas relações conjugais e/ou familiares, dando lugar à comunicação (tantas vezes ausente ou desadequada) ou criando espaço para brincadeiras ou quaisquer outros momentos de lazer em conjunto. O aumento da motivação, qualidade do desempenho laboral e/ou académico têm sido, igualmente, observáveis nas pessoas que usufruem de períodos de férias.

Os pensamentos tendem a ser mais construtivos, organizados e tranquilos e as emoções negativas diminuem, dando lugar a estados emocionais mais felizes, geradores de satisfação pessoal, com os outros e com a vida.

Os estados de stress, ansiedade, irritabilidade e fadiga, entre outros, associados aos estilos de vida onde a pressão e a sobrecarga são aspetos indissociáveis do trabalho e da vivência familiar, são atenuados, melhorados ou mesmo inexistentes durante as férias e, em muitos casos, no período subsequente.

Férias são um período de descanso, que o(a) caro(a) leitor(a) deve usar para relaxar e fazer coisas que lhe tragam prazer e isso pode incluir fazer nada. Independentemente do que fazer, o objetivo é abrandar e não acrescentar mais pressão a sua vida. Por isso opte por fazer atividades que realmente lhe tragam prazer.

muitas vezes, sair com uns amigos, ir ao cinema, comer no restaurante que sempre quis, fazer visitas à família e amigos, dá muitas vezes, mais prazer do que viajar para um lugar qualquer.”

Lembre-se de que as férias não precisam ser caras ou longas para terem um impacto positivo na saúde mental. Pode optar por destinos próximos, fazer uma viagem de carro ou até mesmo acampar. O importante é sair da rotina e desfrutar de momentos de descanso e diversão.

No entanto, nem sempre é fácil esquecer as responsabilidades e afazeres, o que pode acabar por gerar ansiedade; esta é uma das desvantagens de vivermos num mundo acelerado, globalizado e exigente que com tanta informação, notificações e solicitações ao longo do dia, compromete cada vez mais o nosso bem-estar emocional.

Por isso, pela sua saúde emocional e pelo equilíbrio da sua família, está na hora de aprender a desligar e usufruir das férias. As férias são fundamentais para parar, tirar tempo para si e restabelecer a saúde mental enquanto se prepara e renova para mais um regresso à rotina.

Para que tenha mais facilidade em desligar-se nas próximas férias, deixo-lhe aqui algumas estratégias para não pensar (tanto) no trabalho: 

  • Planeie antecipadamente o período de férias, não somente as datas e destino das férias, mas também do trabalho em si.
  • Desligue-se digitalmente, passe o menos tempo possível junto de tecnologias, faça um ‘jejum’ de redes sociais.
  • Faça atividades ao ar livre, a exposição à luz solar aumenta os níveis de vitamina D e serotonina, que são conhecidas por melhorar o humor.
  • Aposte em momentos de lazer, inclua nas suas férias atividades que lhe são gratificantes e o façam sentir feliz, reserve tempo para se dedicar exclusivamente aos hobbies que mais gosta.
  • Senta-se no direito de não fazer nada, permita-se simplesmente descansar sem sentimentos de culpa.
  •  Mantenha um horário de sono saudável, é normal a rotina sofrer adaptações durante as férias, mas é essencial ter uma correta higiene do sono, pois é uma componente básica da nossa saúde mental.
  • Pratique atividade física, para além de fazer bem ao corpo, causa sensações de bem-estar e conforto que melhoram o humor.
foto arquivo

Caso após o período de férias, continue a sentir-se cansado e esgotado mentalmente, não deixe que essa situação se transforme numa patologia mais grave como a depressão. Se sentir fadiga excessiva, irritabilidade, distúrbios de sono, falta de motivação procure ajuda especializada.

Desejo-lhe umas belíssimas férias!

Share.

Master de Inteligência Emocional Coach Emocional Humanizado Practitioner em PNL Analista Comportamental Enfª Especialista em Saúde Mental

Deixe um comentário